Kfar Hanokdim

Kfar Hanokdim é um lugar único no mundo. Um literal e verdadeiro oásis beduíno no deserto. Localiza-se em Israel, no deserto da Judeia, no Vale de Caná, entre a cidade de Arad e Massada e próximo ao Mar Morto.

Já impactados pela passagem por Massada e pelo Mar Morto, na chegada somos recepcionados pelos camelos, para uma voltinha básica. Vamos combinar, não é todo dia que se tem a oportunidade de andar de camelo, que dirá de legítimo camelo beduíno, rsrsrs… Mas os bichos são muuuuuito altos e uns resmungam o tempo todo…
Após as boas vindas dos camelos aprendemos mais sobre a hospitalidade beduína em uma cerimônia onde são servidos chá (com ervas típicas do deserto), café (cujos grãos são torrados no fogo) e pita (pão árabe feito na fogueira), tudo feito pelos beduínos enquanto recebemos explicações sobre a cultura beduína.
Nas duas oportunidades em que estive lá fiquei hospedada em tendas enormes – as quais, descobri no site de Kfar Hanokdim, são feitas de pêlo de cabra negra; porém, vi no site que há outros tipos de acomodação também – mas a graça está em ficar nas tendas.

As refeições são um espetáculo próprio e achei o máximo o lavabo que foi montado na tenda-refeitório depois da minha primeira visita (2008):

A mulherada não precisa se preocupar com banheiro, porque eles são amplos, com muitos chuveiros e reservados (parecem vestiário de academia). Banho deixei para tomar de madrugada, porque durante o dia a água simplesmente sai das torneiras fervendo…
Além de toda a experiência com a cultura beduína, de estar em um oásis, creio que o sentimento mais forte é o de estar do outro lado do mundo, no meio do nada, do deserto. Isso é forte… Eu pensava: “Meu Deus, estou do outro lado do mundo, no meio do nada!!!!” Olhava para um lado, deserto; para o outro, deserto; para outro, uns camelinhos soltos divisados na linha do horizonte… para outro, uns paredões enormes, no meio do deserto…
E para mim, que buscava uma experiência com Deus, não existe nada igual a orar de madrugada no meio daquela imensidão do deserto e olhar para um céu infinito pontilhado de estrelas que parece te engolir… não vou esquecer isso, enquanto viver… às vezes basta lembrar e fechar os olhos para voltar para aquele momento…
O oásis tem toda a estrutura. No ano passado estive lá num grupo com 1600 pessoas, e o atendimento foi maravilhoso. Para os consumistas de plantão tem até uma lojinha de roupas e alguns souvenirs…

Só posso dizer que não vejo a hora de voltar, e entrar no site de Kfar Hanokdim apenas dá mais saudade.
Para quem quiser saber mais e ver muito mais fotos, www.hanokdim.com .
Vídeo maravilhoso de apresentação:

Anúncios

Um comentário sobre “Kfar Hanokdim

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s