Masada, Israel

Ansiava conhecer Masada desde a primeira ida a Israel, em 2008; mas naquele tour não estava incluído. Estive lá no ano passado e é um dos lugares mais impressionantes.
Masada (ou Massada) é um palácio construído por Herodes, o Grande (400 metros mais alto do que o Mar Morto) e uma fortaleza (que fica a 520 metros mais alto do que o Mar Morto). Eu nem sabia, mas na Wikipedia diz que a fortaleza é muito mais antiga, e que Herodes só incorporou o palácio. Ou seja, o lugar tem pelo menos dois milênios e pode ser bem mais antigo do que isso…
Depois da destruição do Templo, em Jerusalém, pelos romanos no ano 70, um grupo de rebeldes ocupou o lugar; que foi cercado pelo romanos até o tomarem, e os rebeldes se suicidaram coletivamente na noite anterior.
Diz que depois disso foi igreja ortodoxa nos séculos V e VI e que ficou abandonado até a criação do Estado de Israel em 1948. Daí passou a ser objeto de estudos arqueológicos e hoje está aberto à visitação pública, sendo considerado Patrimônio Mundial pela Unesco.
Não conheço outros desertos além daqueles de Israel. Eles sempre tem o mesmo efeito sobre mim. Aquele silêncio, aquela imensidão, sempre me fazem pensar na majestade da criação de Deus, da pequenez do homem, de como o mundo é grande, e que do outro lado do mundo existem lugares infinitamente diferentes daqueles que me são habituais, o que me mostra a criatividade do Senhor. É um excelente exercício para nos colocarmos em nosso lugar… Recomendaria para várias pessoas, rsrsrs.
Não podem faltar os registros, pra dar o gostinho…

Aqueles dois pontinhos perdidos na estrada são duas pessoas subindo; o que dá uma ideia da dimensão do lugar.

Do Wikipedia, vista aérea:

Para saber mais, Wikipédia em Português e Wikipedia em Inglês (são informações distintas).

Vídeo:

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s