O Patinho Feio vai trabalhar

O livro de hoje é O Patinho Feio vai trabalhar, A sabedoria dos clássicos de H. C. Andersen aplicada ao ambiente de trabalho, de Mette Norgaard.
A autora relembra seis contos de H. C. Andersen, em versão reduzida (para os mais afoitos) e completa e traça um paralelo com o ambiente de trabalho.
Assim,
Roupas Novas do Imperador: Esta polêmica história ridiculariza a artificialidade e o esnobismo e mostra como o medo e o ego podem nos levar a cometer tolices. Você terá oportunidade de reaver seus planos particulares empregando dois extraordinários detectores de insensatez: a autoconsciência e os diálogos francos.
O Patinho Feio: Este intenso conto sobre rejeição, sobrevivência, anseios e aprendizagem nos ensina que ser bem-sucedido não é apenas ter uma carreira notável, mas descobrir nosso lugar e vir a ser a pessoa que estamos predestinados a ser.
O Escaravelho: O escaravelho, uma criatura que está sempre em busca de prestígio e se interessa apenas por si mesmo e pelas coisas que o afetam, oferece um excelente exemplo que nos adverte para a necessidade de abandonarmos as ilusões e encararmos a realidade de nossas forças e fraquezas, para de fato sermos bem-sucedidos.
O Duende na Casa do Merceeiro: Aqui, usa-se a fábula para ressaltar de que forma as ideias perenes despertam as emoções das pessoas e influenciam as suas escolhas cotidianas. Aprende-se que quanto mais integramos o prático com o ideal, mais sábios nos tornamos.
O Pinheirinho: Por meio da evolução de uma árvore, percebe-se a diferença entre viver superficialmente e estar unido às raízes. O conto ressalta a importância de termos, no último suspiro, a convicção de que vivemos de forma significativa.
O Rouxinol: Esta história fala sobre um passarinho sem atrativos que canta as mais encantadoras canções, extraindo sua força da natureza, da consciência de seu próprio valor e de sua expressividade e da liberdade, em contraste marcante com o ouro, os títulos e os louvores que motivam a corte imperial. Este conto nos ensina a superar desempenhos perfunctórios e alcançar nosso pleno potencial.”
Não conhecia essa autora dinamarquesa, consultora que desenvolveu trabalhos com a liderança de gigantes como a Microsoft, Intel, Coca-Cola, General Electric e Daimler Chrysler.
O livro nasceu de tudo quanto ela experienciou como consultora e coach de executivos, em paralelo com os ditos contos, uma instituição nacional na Dinamarca.
Nas palavras de Mette, “este livro destina-se a pessoas que desejam tomar decisões inteligentes e sábias, que almejam um padrão de vida confortável e boa qualidade de vida. Endereça-se àqueles que desejam se sentir vivos no trabalho, que anseiam por uma vida no trabalho”.
Obrigada, Silvia Queiroz, pela indicação.
Anúncios

Um comentário sobre “O Patinho Feio vai trabalhar

  1. Querida, fico feliz que o livro a tenha ajudado e que agora compartilhe a sabedoria com tantos.
    Grande abraço saudoso e parabéns pelo blog que está uma gracinha.
    Silvia Queiroz.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s