Diferenças

Interessantíssimo observar as diferenças aqui na Europa. As mais gritantes: no metrô e nos trens se vê gente lendo para todos os lados, crianças e adultos, nas estações e dentro dos vagões. E grande parte das propagandas nas ruas e subterrâneos do metrô são de shows, filmes, espetáculos. As lojas expõem produtos nas ruas, de postais a roupas, e ninguém fica cuidando. Ontem estivemos em Versalhes e havia uma fila imensa de expositores de postais, mais toda a extensão da loja. E somente a moça do caixa. Em Paris o atendimento no supermercado é meio estranho: a moça do caixa passa as compras, não embala e se tu já pagar antes de embalá-las ela já começará a passar as compras do clientes seguinte, sem te aguardar nem te ajudar. Também em Paris a moda é cada pessoa ir para o supermercado com seu próprio carrinho de compras; quase ninguém usa sacolas plásticas. O modelo que mais se vê por aqui, de todas as cores e padronagens possíveis:

E é muuuuuito estranho ver os caixas eletrônicos abertos, diretamente na parede dos bancos ou outros prédios, sem qualquer proteção, podendo se abordar o usuário de qualquer lado. Pra quem vem do Brasil isso é muito estranho…
Aqui em Paris uma coisa muito bacana são os toaletes públicos autolimpantes gratuitos espalhados pela cidade:

Quanto à alimentação, os lisboetas são aficcionados pelas pastelarias, onde se encontra de tudo da “doçaria” portuguesa. Elas estão por toda parte. E gente carregando caixinhas das pastelarias para todos os lados.
Em Paris há milhares de opções de cafés, boulangeries, brasseries e epiceries, muitas vezes até mesmo dois ou mais um ao lado do outro ou próximo ao outro.
Algumas das lojas mais bonitas, tanto em Lisboa quanto em Paris, são as floriculturas.

Outra coisa muito legal: ver as crianças tendo aulas nos museus.
E uma coisa que sempre achei muito louca quando se viaja: nos museus, dar de cara com obras famosíssimas, que desde sempre tu conhece pelos livros, pela escola. E lugares idem, que sempre “conheceu”…
Uma das coisas de que mais gosto é a misturança de idiomas. É mãe na fila do banheiro mandando o filho esperar em tal lugar em alemão, é gente falando inglês pra tudo quanto é lado, é italiano, é língua que tu nem faz ideia qual seja, é português, é francês, e por aí vai. Uma Babel contemporânea.
Outra coisa que chama a atenção é a diferença no preço de roupas, sapatos, perfumes e cosméticos. É certo que há opções caríssimas, mas também há coisas muito mais em conta do que no Brasil. Chega a ser chocante ver o quanto pagamos a mais pelos mesmos produtos no nosso país.
Aqui também há dia de passe livre. Ao menos no metrô. E também nos museus.
O que não se vê muito, nem em Lisboa nem em Paris, é decoração natalina, em comparação ao Brasil. E na virada do ano, aqui em Paris, não há aquela agitação típica do Brasil, festa, fogos de artifício… No nosso prédio nem muito barulho se ouviu…
Viajar é a melhor experiência, o melhor investimento.
Anúncios

Um comentário sobre “Diferenças

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s