Pessoas inspiradoras

Sempre convivi muito com gente mais velha do que eu. É bom ver o quanto elas têm a nos ensinar com outro ponto de vista, de quem já viveu mais do que nós. Uma de minhas melhores amigas está quase trinta anos a minha frente e já me ajudou muito nessa vida. E é uma das pessoas mais divertidas e alegres que conheço.

A avó do meu cunhado é uma inspiração pra mim. 90 anos, super bem cuidada, está sempre arrumada, faz academia, Pilates e está absolutamente lúcida. É sempre a alma da festa, quem domina a conversa. E não por imposição, mas porque puxa uns assuntos interessantes, porque tem histórias incríveis. Atilada, presta atenção em tudo o que está ocorrendo, lê muito, está sempre atualizada. E está se preparando para conhecer o Leste Europeu nesse ano. Vai dizer que ela não é demais?

Esses dias conheci o Geraldo num vôo. Já entrei no avião lendo e estava tão absorta na leitura que quando faltava uns 10 minutos para o vôo chegar o Geraldo, meu vizinho, veio me perguntar do livro, pelo gosto com que estava lendo. Expliquei que até nem era pelo livro, mas porque amo ler e fazia tempo que não o fazia e falei daquele vídeo dos 5 maiores arrependimentos dos pacientes terminais e de que queria fazer mais as coisas que gosto. Daí falamos sobre viajar. O Geraldo viajou 63 vezes para a Europa (tudo bem que o trabalho ajudou a chegar nesse número), falou de recentes viagens que fez, uma de carro com os filhos pela Europa (3.000 km), de outra viagem dele e da filha, que viajou para Buenos Aires e Montevidéu e que vai para a Austrália num futuro próximo. E que ainda quer dar duas voltas ao mundo. Aos 60 anos. Com 40 anos de casado – a pessoa está casada há mais tempo do que eu tenho de vida…

Essas pessoas são inspiradoras… Pessoas que aos 60 anos estão em plena atividade profissional – como minha amiga, o Geraldo e meus pais -, e estão cheias de projetos pessoais. Pessoas que aos 90 anos ainda têm fôlego pra empreender uma viagem intercontinental (vamos combinar, dá uma canseira danada no retorno)…

Incentivo você a conviver mais com as pessoas mais velhas que fazem parte da sua vida. Elas podem te surpreender. Incentivo você a, quem sabe, visitar um asilo. É uma baita experiência. Aquelas pessoas que estão lá também podem te surpreender e te retribuir com amor, carinho e atenção – o que você poderia esperar de pessoas próximas e que, muitas vezes, não te dão nada disso…

Acima de tudo, te incentivo a investir em você, no que te é importante, nas pessoas que fazem a diferença na sua vida, para se tornar uma dessas pessoas inspiradoras… Hoje e daqui a 5, 10, 20, 30 anos…

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s