O chique agora é comer em casa

Estava lendo a coluna da Mariana Kalil no caderno Donna da Zero Hora do último domingo, e ela estava contando sobre as férias em Punta del Este.

Em verdade, estava falando que por causa da cotação entre o dólar e o real o número de turistas brasileiros caiu 24%, segundo o Ministério do Turismo uruguaio. E que o preço dos restaurantes da região se tornou inviável para os brasileiros, desafiando que as refeições fossem feitas em casa.
Ela diz que nunca foi habilidosa com as panelas e os temperos e até ceviche aprendeu a fazer.
Então ela cita Nina Horta, crítica gastronômica, que afirma que chique agora é cozinhar e comer em casa:
“Para saber o que está na moda, primeiro você tem que botar a mão no bolso. Para saber o que é chique tem que saber antes qual é a quantidade de dinheiro que você tem. Quase ninguém hoje em dia está com um tostão no bolso. Então, o chique agora é cozinhar e comer em casa”.
Fiquei refletindo sobre isso em relação a mim. Nunca tive afinidade com a cozinha. Durante toda a minha vida adulta ou eu comia fora, ou comia algo pronto ou de tele entrega. Até que o Theodoro chegou aqui em casa.
Desde que meu cachorrinho chegou, almoço em casa todos os dias, pra poder ficar perto dele um pouco mais de tempo durante o dia. Tenho o privilégio de morar perto do trabalho, o que viabiliza isso. 
E quando mudei a minha disposição se tornou possível lidar com as panelas.
Não, não me tornei chef. Mas aprendi a fazer comidas básicas, aprendi a apreciar a minha própria comida, aprendi a ter satisfação em tomar ingredientes e transformá-los em algo novo.
Ainda não me considero apta a cozinhar para os amigos. Porém, nas férias cozinhei para a minha família durante vários dias, e foi muito bom.
Sim, o meu bolso agradeceu muito essa mudança no meu cotidiano; principalmente depois que a crise realmente se instalou no Brasil.
Nunca pensei se isso é chique ou não. Meu objetivo sempre foi o de ficar mais perto do meu filhotinho.
Já falei em outro post que ele é uma benção na minha vida, e de como o Senhor é criativo no que Ele usa pra trabalhar em mim. Que ainda acabou sendo chique, kkkk…
Deixe um comentário

