Faxinões pra evitar stuffocation

Sempre gostei de fazer reciclagens periódicas na minha casa. O que eu chamo de faxinões.

Estou exatamente no meio de um desses faxinões. São ciclos, duram vários dias, porque não consigo mexer em todos os cantinhos com a rapidez que gostaria, agora que tenho uma casa inteira pra revirar. Confesso que era mais fácil quando era só o meu quarto pra fazer isso, rsrs.

Dessa vez eu mexi desde a gaveta dos remédios, o armário dos cremes e a prateleira dos temperos, tirando tudo o que estava vencido, até roupas, bijus e calçados que estavam sem uso, passando por toda a papelada do escritório.

Ainda estou em meio a esse processo.

Posso dizer que é extremamente salutar. Me faz sentir mais leve pra prosseguir a jornada. Agora estou na fase do escritório. A cada sacola de papel picado que coloco no lixo é como se tirasse de mim, da minha vida, o peso correspondente àquela sacola. Também vou me faxinando.

O que vejo quando faço isso é que podemos perfeitamente viver com menos, e enxergo claramente o que está faltando na minha casa, nos meus armários, agora mais despoluídos. E dou muito mais valor ao que fica. Ajuda a manter a perspectiva.

Eu sei que isso ainda vai se repetir inúmeras vezes ao longo da vida. E é bom saber disso. Ir deixando pra trás aquilo que não tem mais sentido, aquilo que não faz mais parte, aquilo que não é mais necessário pra mim, mas pode ser para outrem.

Nessas horas me pergunto como o cotidiano nos leva a esse acúmulo sem nos darmos conta. De como temos que ficarmos alertas para não sermos consumidos por ele.

Há um livro e um site em inglês, o Stuffocation, um trocadilho entre stuff (coisa) e suffocation (sufocamento), ou seja, o ser sufocado pelas coisas, focando nisso de manter uma vida mais simples. Comecei a conferir o site agora. Vale a pena para boas reflexões e colocar algumas coisas em prática. Memories live longer than things. Memórias vivem mais do que coisas.

Deixe um comentário

