Faxinões pra evitar stuffocation

Sempre gostei de fazer reciclagens periódicas na minha casa. O que eu chamo de faxinões.

Estou exatamente no meio de um desses faxinões. São ciclos, duram vários dias, porque não consigo mexer em todos os cantinhos com a rapidez que gostaria, agora que tenho uma casa inteira pra revirar. Confesso que era mais fácil quando era só o meu quarto pra fazer isso, rsrs.

Dessa vez eu mexi desde a gaveta dos remédios, o armário dos cremes e a prateleira dos temperos, tirando tudo o que estava vencido, até roupas, bijus e calçados que estavam sem uso, passando por toda a papelada do escritório.

Ainda estou em meio a esse processo.

Posso dizer que é extremamente salutar. Me faz sentir mais leve pra prosseguir a jornada. Agora estou na fase do escritório. A cada sacola de papel picado que coloco no lixo é como se tirasse de mim, da minha vida, o peso correspondente àquela sacola. Também vou me faxinando.

O que vejo quando faço isso é que podemos perfeitamente viver com menos, e enxergo claramente o que está faltando na minha casa, nos meus armários, agora mais despoluídos. E dou muito mais valor ao que fica. Ajuda a manter a perspectiva.

Eu sei que isso ainda vai se repetir inúmeras vezes ao longo da vida. E é bom saber disso. Ir deixando pra trás aquilo que não tem mais sentido, aquilo que não faz mais parte, aquilo que não é mais necessário pra mim, mas pode ser para outrem.

Nessas horas me pergunto como o cotidiano nos leva a esse acúmulo sem nos darmos conta. De como temos que ficarmos alertas para não sermos consumidos por ele.

Há um livro e um site em inglês, o Stuffocation, um trocadilho entre stuff (coisa) e suffocation (sufocamento), ou seja, o ser sufocado pelas coisas, focando nisso de manter uma vida mais simples. Comecei a conferir o site agora. Vale a pena para boas reflexões e colocar algumas coisas em prática. Memories live longer than things. Memórias vivem mais do que coisas.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s