O vício em açúcar 

Costumo ouvir muito que sou xiita em relação à dieta; o que significa que não como nada fora do que está prescrito.

Na verdade, o que tenho pra dizer é que não estou de dieta. Mudei minha vida, meu estilo de vida. E em busca de saúde.

Acontece que o açúcar vicia. Sim, o açúcar vicia. E eu sou alguém que pode falar sobre isso de cadeira.

Açúcar não é diferente do álcool, das drogas, do cigarro, gente. Uma vez viciado naquilo ali, você quer comer açúcar todos os dias, você sofre com a abstinência, se você tem em casa você fica pensando no raio da coisa com açúcar até comer tudo até o final. É simples assim.

Quem fala isso é alguém que conseguia comer praticamente uma caixa de bombom de uma vez só, quase uma lata de leite condensado de uma vez só… e o restinho ia logo em seguida, não durava muito tempo pra contar a história. Uma barra de chocolate chega a ser brincadeira pra quem é capaz de comer uma caixa de bombom…

O negócio com açúcar é como com os Alcoólicos Anônimos: uma dia de cada vez. Mais um dia sem açúcar. E mais um dia sem açúcar. E por aí vai…

Eu procuro, sim, me manter dentro daquilo que a minha nova vida me permite. Como diz na Palavra, “todas as coisas me são lícitas, mas nem todas me convém”. É isso. Eu posso comer qualquer coisa que vir pela frente. Mas nem todas elas me convém. Por que vou provocar algo que domei com muito custo?

Não sei o que provoca essa fissura por doce. Acho que o fator genético é bem forte. Meu pai e o lado dele da família sempre foram formigas. Então tu já tem uma predileção pelo doce, e aí entra a dependência, porque quanto mais come, mais quer comer.

Quer dizer que tu não vai mais socializar? Não, não quer dizer. Quer dizer que não necessariamente vou comer quando estiver socializando. Ou vou fazer opções dentro daquilo que costumo comer. Ou efetivamente vou comer eventualmente algo fora das minhas opções. Simples.

Sempre admirei essas pessoas vara pau que comem praticamente um boi e não ganham um grama. Infelizmente não faço parte desse time. Se eu respirar mais fundo, tomar um copo d’água e não fizer exercícios, vou engordar. E viva a diversidade!!! De padrões e de metabolismos…

Então tive que aprender a fazer o melhor com o corpo e o metabolismo que Deus me deu. Mesmo que isso signifique me privar de alguma comida que me dá prazer, mas não me traz benefício. Como o açúcar.

E sim, eu ainda como coisas fora daquilo que está prescrito; desde que fiquem dentro daquilo que vivo agora.

Exemplo: meu doce preferido atualmente é da Mais Fit. Que não tem açúcar.


Ah, é igual aos feitos com leite condensado? Não. Mas é melhor do que não comer nada quando dá vontade de se recompensar no final de semana. E é gostoso, sim.

Também invento umas misturinhas, ou testo receitas dos outros. Como esse mingau de aveia com whey, morangos e calda zero tudo – que, tenho que dizer, ficou delícia:


Isso é whey, farinha de amendoim e calda de doce de leite zero:


Bolo fit de paçoca:


Ou algum doce pronto:


Ou um smoothie da Flex:


Só que nada disso tem açúcar. Porque nem tudo que é bom faz bem.

Se eu sou mais feliz hoje ou era mais feliz antes? Hoje, disparado. Minha saúde, minha qualidade de vida, melhoraram muito, e agradecem. E eu continuo comendo coisas gostosas.

Acho que uma coisa essencial de passar é isso: não é sacrifício nenhum comer corretamente. Não se deixa de comer o que é gostoso. Só cortei o que me fazia mal.

Se eu fosse ouvir cada pessoa que me diz “só hoje pode, não vai fazer mal”, ainda seria uma viciada em açúcar.

Vou seguir dizendo não “só por hoje”, “só por hoje”…

UPDATE:

Umas horas depois estava folheando digitalmente revistas femininas no GoRead quando deparei com isso na Boa Forma:


Deixe um comentário

